domingo, 22 de novembro de 2015

TAG: Hábitos de Leitura


Vimos esta tag no blog da Mafi e da Ne, Algodão Doce Para o Cérebro, e não resistimos a responder.

1. Tens um lugar específico na casa para ler?
Carla: Sim, normalmente leio no meu quarto, na cama ou no pouff. Mas de vez em quando mudo-me para o sofá da sala.
Marina: No meu quarto, mas na maior parte das vezes no sofá da sala.

2. Marcador ou Pedaço de Papel?
Carla: Marcador, tenho de dar uso à coleção. Mas, se não tiver nenhum por perto, qualquer coisa serve, até o telemóvel ou o rato do computador (cof cof).
Marina: Marcadores, claro. Só uso papel quando não tenho marcadores à mão.

3. Consegues parar simplesmente de ler ou tem de ser sempre no final de um capítulo ou a um certo número de páginas?
Carla: Tenho de parar sempre no fim de um capítulo. É um habito de há poucos anos, quando era mais nova parava em qualquer altura.
Marina: Regra geral, paro sempre no fim de um capítulo. Exceto quando é um livro muito bom, nesses casos é mais difícil para mim parar de ler, seja onde for. Nesses casos, só paro quando o sono ataca.

4. Comes ou bebes enquanto lês?
Carla: É mais provável beber alguma coisa do que comer.
Marina: Às vezes, bebo chá ou café...

5. Música ou TV enquanto lês?
Carla: Nem uma coisa, nem outra. Quando dou por mim já estou a cantar as músicas ou a ver TV.
Marina: Nope.

6. Um livro de cada vez ou vários ao mesmo tempo?
Carla: Vários livros ao mesmo tempo. Já nem me consigo lembrar da última vez em que estava a ler apenas um livro. Neste momento, tenho 4 a meio.
Marina: Um livro de cada vez, salvo raras exceções.

7. Ler em casa ou em qualquer lugar?
Carla: Em casa, nos transportes, em viagens, em casa de outras pessoas, desde que não seja na rua, qualquer lugar serve para avançar nas leituras.
Marina: Já experimentei ler na rua e é horrível, por isso, em casa. Ou melhor, num sítio sossegado e sem oscilações.

8. Ler em voz alta ou silenciosamente?
Carla: Silenciosamente.
Marina: Silenciosamente.

9. Lês para a frente e/ou pulas páginas?
Carla: De vez em quando, quando o livro é aborrecido ou quando não estou a gostar muito leio algumas páginas na diagonal.
Marina: Raramente pulo páginas. Só se o livro for muito mau.

10. Quebrar a lombada ou mantê-la como nova?
Carla: Já me preocupei mais com essas coisas. Normalmente tenho não dobrar a lombada, mas se acontecer também não é nenhum drama.
Marina: Se a lombada se quebrar pelo uso do livro, não me importo.
 
11. Escreves ou fazes anotações nos livros?
Carla: Não, nunca, escrever nos livros é crime.
Marina: Então isso faz de ti uma criminosa, Carla, escreveste no meu Memorial do Convento... :p
Às vezes aponto algumas citações que gosto, mas não no livro em si. Num caderno ou numa folha à parte.


Sintam-se à vontade para responderem à tag.

4 comentários:

  1. Gostei de vos ler!!! Boas leituras!! Beijinhos. Inês.

    ResponderEliminar
  2. Adoro este tipo de tags e adorei as vossas respostas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Nós também gostamos muito de responder a estas tags, é sempre divertido! ;) beijinhos

      Eliminar