sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Opinião "Em Parte Incerta" de Gillyan Flynn

Sinopse:
Uma manhã de verão no Missouri. Nick e Amy celebram o 5º aniversário de casamento. Enquanto se fazem reservas e embrulham presentes, a bela Amy desaparece. E quando Nick começa a ler o diário da mulher, descobre coisas verdadeiramente inesperadas…
Com a pressão da polícia e dos media, Nick começa a desenrolar um rol de mentiras, falsidades e comportamentos pouco adequados. Ele está evasivo, é verdade, e amargo - mas será mesmo um assassino?
Entretanto, todos os casais da cidade já se perguntam, se conhecem de facto a pessoa que amam. Nick, apoiado pela gémea Margo, assegura que é inocente. A questão é que, se não foi ele, onde está a sua mulher? E o que estaria dentro daquela caixa de prata escondida atrás do armário de Amy?


Opinião:
Demorou mas foi. Primeiro, Marina, desculpa por ter raptado o teu livro durante mais de um ano, eu queria mesmo lê-lo, só não sabia era quando. E finalmente, já posso ver o filme.

Consigo descrever o meu sentimento ao terminar este livro em apenas uma palavra: deceção. Gostei da estória, mas esperava muito mais. 

O livro conta a estória de Amy e Nick que, depois de perderem os empregos, se mudaram da cidade de Nova Iorque para a cidade natal de Nick quando descobriram que a mão de Nick tinha cancro. A estória começa quando, no dia do seu quinto aniversário de casamento, Amy desaparece.
Primeiro, achei a história demasiado previsível, por volta da página 100 eu já tinha adivinhado o que tinha acontecido à pobre Amy. A escrita da autora, apesar de ser muito boa e de prender a atenção, não me ajudou nada, pois pareceu-me que ela, nos capítulos anteriores, dava pistas do que ia acontecer nos capítulos seguintes. Não consegui criar empatia com nenhuma das personagens. Desde o início que Amy me pareceu uma mulher rica, mimada, extremamente irritante e odiosa. E Nick, pareceu-me um pouco acanhado e habituado a que lhe resolvessem os problemas. Os pais da Amy são completamente intragáveis, os detetives não tinham personalidade nenhuma. Para mim, só se aproveita a Margo, irmã de Nick.

O fim, para mim, foi a pior parte. Aí sim, estava à espera que acontecesse outra coisa, que se fizesse justiça, por assim dizer. E aconteceu exatamente o contrário. Isso só contribuiu ainda mais para o meu ódio em relação a ambas as personagens.
 Ainda assim, reconheço que é um bom enredo, que tem tudo para prender as pessoas à estória e que, se não tivesse adivinhado o desfecho, de certeza que teria adorado o livro.

Depois de ler o livro, vi o filme. Só tenho a dizer que está fiel, que os atores fizeram um excelente trabalho e que me transmitiu exatamente o mesmo que o livro.
Dito isto, tenho mais um livro da autora em casa para ler, e com certeza lhe vou dar outra oportunidade.



Sem comentários:

Enviar um comentário