terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Mini opiniões - Leituras de Natal



Eu (entenda-se Carla) adoro ler livros de acordo com a época do ano, portanto, durante o mês de dezembro li alguns livrinhos relacionados com a temática do Natal e venho falar-vos rapidamente sobre eles.


Penso que este conto foi o primeiro que li dos três livros. É um conto pequenino e muito fofinho. Quando me apercebi de quem era o narrador foi uma surpresa bastante agradável, nunca tinha lido um livro com um narrador deste tipo (e mais não posso dizer para não estragar a história a quem esteja interessado em ler). A história passa uma boa mensagem  e recomendo a toda a gente. Se estiverem interessados, o livro está disponível gratuitamente no site Smashwords. É um conto pequenino com apenas 12 páginas e vamos lá apoiar os autores nacionais.






Apesar da bonita mensagem que este livro passa, eu tive alguns problemas com a história do mesmo. Conta a história de um rapaz de 12 anos, Eddie, que vive apenas com a mãe, o seu pai tinha morrido há algum tempo atrás e ele não estava a lidar bem com os acontecimentos, até porque a morte do pai deixou-os numa situação financeira precária. Ele queria uma bicicleta para o Natal mas a mãe, como não tem dinheiro para tal prenda, deu-lhe uma camisola que ela mesma tricotou. Eddie não reage bem à prenda e a partir daí desencadeiam-se todas as ações que nos levam ao desfecho final.
Este livro é dirigido a leitores mais jovens e isso reflete-se na escrita. O tema da religião está também muito presente ao longo da história, e isso apanhou-me de surpresa porque nada na sinopse apontava para tal. Estes foram os dois fatores aliados ao facto de eu achar a história bastante repetitiva e achar a personagem principal uma criança mimada e do pior, representaram para mim os meus problemas com a história. Ainda assim, recomendo a leitura, pois tem uma mensagem realmente bonita e até pode ser que os leitores mais jovens acabem por gostar.


Este livro foi a minha leitura favorita do ano de 2015 e foi também o primeiro livro que li do autor. Contando que tenho mais dele em casa, não vai certamente ser o único. Demorou bastante tempo a chegar cá a casa mas valeu a pena.
Conta a história de Victoria McQueen, e de Charles Manx. Charles Manx é um homem horrível, que rapta crianças com a promessa de as levar para o seu mundo chamado Christmasland, um parque de diversões natalício. Vic foi uma das suas vítimas quando era criança e a história segue Vic e Manx, e acompanha a vida de Vic desde muito antes de ela se ter encontrado com Manx até à sua vida adulta. Vic foi a única criança a conseguir escapar de Manx, mas ele nunca a esqueceu e voltou para se vingar raptando o seu filho.
A história é fantástica, começando pelo rumo que ela leva, pela construção do mundo (pois tem alguns elementos de fantasia), a ação e o desenvolvimento das personagens. Depressa me vi a torcer e a sofre com a Vic. A imaginação do autor é extraordinária e tão depressa não vou esquecer esta leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário